Justificativa:
O líder comunitário é o cidadão qualificado para representar a coletividade de seu pequeno bairro.
É a autoridade legítima que emerge de dentro do local onde reside e desenvolve o trabalho social e político, solidário e consciente que se traduz nas melhorias que obtém para sua comunidade.
Suas lutas vão desde os pleitos de envergadura de obras de saneamento e água, asfalto, iluminação, entre outras, ao atendimento básico de assistência à carência no campo da alimentação, da saúde, do vestuário.
A educação através de creches e escolas também fazem parte de seu programa de trabalho, bem como a eficiência no campo do transporte e de comunicação (telefonia comunitária).
Em torneios e campeonatos esportivos, com as festas comemorativas de datas relevantes, mobiliza moradores rumo à socialização interna. Seu objetivo é formar uma equipe e atingir o comando de uma entidade constituída, normalmente denominada de associação de moradores, para com este credenciamento formal se habilitarem nas organizações municipais, estaduais e federais visando trazer para o seio de seus liderados o conforto que o progresso oferece e o que o ser humano tem direito inalienável.
O líder comunitário facilita o trabalho do executivo e do legislativo porque a sua organização agiliza o desempenho político dos poderes constituídos.
Através de iniciativas educativas, esportivas, culturais, sociais e políticas vai desenvolvendo a célula social do tecido municipal.
Ao líder comunitário a sincera e merecida reverência com que esta data lhe faz justiça.
S/S., 24 de junho de 2010.
EMÍLIO SOUZA DE OLIVEIRA
Vereador.